ENTENDA O PAPEL E GRANDE IMPORTÂNCIA DO CORRETOR DE IMÓVEIS
21/12/2023 - ENTENDA O PAPEL E GRANDE IMPORTÂNCIA DO CORRETOR DE IMÓVEIS

O PAPEL DO CORRETOR DE IMÓVEIS.
De acordo com a Lei N°6.530 de 12 de maio de 1978, relacionada a nova regulamentação da profissão do corretor de imóveis, este profissional é responsável por realizar a intermediação da compra, venda, permuta e locação de imóveis, e pode, ainda, opinar quanto à comercialização imobiliária.
Para exercer tal atividade, o profissional deve dispor do Título de Técnico em Transações Imobiliárias, ou outro certificado referente, como os regidos pelo CRECI, Conselho Regional de Corretores de Imóveis.
Contar com um profissional de confiança é fundamental no processo de compra do seu Primeiro apartamento. É para o corretor que você fará todas as perguntas, e será ele o responsável por esclarecer suas dúvidas em relação ao imóvel, à negociação, pagamento, documentação, e todas as outras.
Você deve fazer dele um grande aliado, pois o corretor de imóveis atua mais como consultor do que como vendedor. Deixe claro o que você procura, e ele saberá onde encontrar. Dê a ele o maior número de informações possíveis sobre sua intenção de compra, listando o que o imóvel ideal deve ou não conter, e as regiões e bairros que gostaria de visitar.
O sucesso deste profissional depende diretamente de sua constante busca de informações e conhecimentos técnicos. Ao dedicar-se a área, é preciso estar disposto a estudar e compreender o mercado imobiliário, visando sempre o bem-estar e satisfação de seus clientes.
Além de entender seu perfil como comprador, gerenciar o processo de venda, compra e locação de imóveis, o corretor de imóveis ainda deve ser responsável pelas seguintes atividades.
Avaliar a qualidade do imóvel comercializado
É função do profissional informar ao comprador os principais aspectos do apartamento, prédio e condomínio. Sua tarefa é manter o cliente consciente de todas as características do imóvel e região, apresentando parâmetros sobre o estado de conservação do imóvel, valorização, e vizinhança.
O corretor de imóveis deve estar sempre atento a qualidade material e urbana do imóvel que está sendo comercializado. Ele será o responsável pelo contato com o cliente, e deverá informá-lo sobre os benefícios e também desvantagens de certos imóveis, principalmente usados. Sua meta é garantir que o cliente faça uma compra segura e vantajosa.
Dominar a legislação de imóveis e documentação
Além de estar em dia com seu registro no CRECI da região, o corretor de imóveis deve conhecer a fundo a legislação dos imóveis, assim como das certidões e contratos necessários para realizar uma transação imobiliária.
Como um dos papéis mas importantes do corretor imobiliário, auxiliar no levantamento da documentação, até mesmo para que o cliente possa candidatar-se à financiamentos, torna a compra facilitada, poupando o cliente das dores de cabeça causadas por trâmites legais.
São diversos os documentos essenciais para a finalização da compra, venda, ou locação de um imóvel, e, esquecer algum deles pode significar atraso ou invalidação do negócio. Por isso, contar com o auxílio de um corretor garante que sua compra não tenha problemas como estes.
Evitar danos ao comprador
Outro papel do corretor de imóveis é evitar quaisquer danos ao comprador, sempre buscando a melhor transação, e alertando-o sobre negociações de risco, ou que não sejam favoráveis.
Por fim, o corretor de imóveis entende que o cliente exige eficiência, responsabilidade, honestidade e segurança sobre seu investimento. Cabe ao profissional ser capaz de oferecer soluções e resolver eventuais problemas durante todo o processo de compra, principalmente a negociação.
Agora que você entendeu melhor o papel do corretor de imóveis e sua importância, exija a presença de um durante a compra de seu apartamento, fazendo sua aquisição de forma segura, confiante e vantajosa.
Outras Notícias

Imóveis
Antes de adquirir um imóvel, confira onde ele está localizado, assim como as suas opções de acesso e alternativas de transportes. Facilidade para cheg...
O TIPO DE IMÓVEL MAIS VENDIDO NO BRASIL!
No Brasil, imóveis com uma área média entre 41 m² e 60 m² dominam tanto os lançamentos quanto as vendas, rep...
TAXA SELIC
Axpectativa para o Mercado, no geral, não somente o imobiliário, é que a Selic baixe. O motivo do COPOM não ter baixado se...
IMÓVEL NA PLANTA.
O patrimônio de afetação, introduzido pela Lei 10.931/04, é um instrumento que isola o terreno, seus direitos e obriga&cced...
5 CERTIFICAÇÕES AMBIENTAIS PARA SEU IMÓVEL
Como obter certificações ambientais? Para obter estes e outros certificados ambientais para empreendimentos, as empresas devem seguir al...